Desde o lançamento de um software de atendimento e vendas pelo WhatsApp, farmácias e drogarias têm visto o WhatsApp se consolidar como o principal canal de vendas no setor.
A realidade do atendimento via WhatsApp em muitas farmácias é complicada. Mensagens não respondidas, confusão sobre quem está atendendo qual cliente, e a falta de um sistema centralizado dificultam o processo. O atendimento desorganizado resulta em clientes frustrados e oportunidades de venda perdidas.
No entanto, a Atende Pharma está oferecendo uma solução para esses problemas. Trata-se de um software de atendimento via WhatsApp específico para farmácias e drogarias, que automatiza o atendimento para garantir que seus clientes nunca fiquem sem resposta. Além disso, a plataforma oferece campanhas estratégicas de marketing para aumentar as vendas.
Farmácias que já utilizam o software estão dobrando suas vendas pelo WhatsApp em pouco tempo. Com a organização de clientes baseadas no histórico de compras e preferências, a ferramenta permite o disparo de campanhas direcionadas para grupos específicos de clientes.
Uma pesquisa realizada entre 430 farmácias que utilizam o software revelou que, para 97,8% delas, o WhatsApp se tornou o principal canal de vendas.
Resultados surpreendentes
“Na minha farmácia, eu costumava criar promoções de papel higiênico e fraldas para atrair clientes, mas nunca conseguia elaborar uma estratégia eficaz e lucrativa. Desde que implementei a Atende Pharma, sempre pergunto aos clientes se querem receber avisos diretamente no WhatsApp quando o produto que estão comprando entrar em promoção e marco cada um com uma tag no sistema.
Quando coloco o produto em promoção, envio um comunicado para todos cadastrados nas tags de papel higiênico e fraldas, utilizando mensagens de escassez que a equipe de treinamento me ensinou. A farmácia fica lotada e, desde então, as vendas aumentaram significativamente.
Agora, crio campanhas estratégicas como essa semanalmente, utilizando o histórico de compras dos meus clientes e praticamente todos os clientes da minha cidade já estão organizados de acordo com a categoria de promoção que escolheram receber. Toda semana, encho a farmácia com base na promoção que lanço.
Além disso, o WhatsApp da farmácia começou a receber muito mais mensagens de pessoas querendo receber as promoções, e automatizei a maioria delas. Agora, o cliente escolhe o que deseja, e algumas opções são automáticas, como as respostas para as perguntas mais frequentes. Consegui também centralizar toda a minha equipe para atender em um único número; agora, ninguém mais fica sem resposta, até mesmo quando a farmácia está fechada, temos nossa assistente virtual para ajudar.
E eu nunca deixo um cliente sem receber os parabéns pelo aniversário com um descontinho especial ou sem lembrá-lo de utilizar seu medicamento de uso contínuo que está acabando. Antigamente, eu utilizava SMS para fazer isso, mas nunca foi tão eficaz quanto o envio diretamente pelo WhatsApp.”
Benefícios da Atende Pharma
Organização de clientes por tags: Ele permite que a farmácia crie promoções segmentadas para diferentes perfis de clientes, com base nas preferências e históricos de compras.
1 Whatsapp = Múltiplos atendentes: Permite cadastrar vários atendentes em um único número e utilizar pré-atendimento para direcionar clinetes de forma estratégica.
Agendamento de lembretes ilimitados para clientes que utilizam produtos de uso contínuo: Nunca deixando a farmácia perder uma oportunidade de vendas de clientes fidelizando clientes.
Campanhas em datas promocionais: Campanhas de black Friday e natal disparadas estratégicamente para o público alvo correto, sem envios em massa de maneira aléatórioa e trabalhosa.
Mensagens de aniversários personalizadas: Fortalecendo o relacionamento da farmácia com o cliente para fidelizar clientes.
Respostas rápidas: Permite a utilização de abreviações para agilizar o atendimento
Painel Kanbam: Permite organizar tags de clientes em um painel de arrastar e soltar
Acesso exclusivo de administrador: Com Controle total sobre as todas as conversas, usuários, dashboards e avaliações de atendentes.
Tela do atendentes: Tela semelhante ao whatsapp web com relatórios de atendimentos e filtros avançadas.
Programa de Fidelidade no WhatsApp da Farmácia
É comum que empresas de diversos setores, como saúde, vestuário, alimentação e eletrônicos, ofereçam cartões de fidelidade em papel. Embora essa prática possa ser viável para pequenas organizações, apresenta desvantagens consideráveis, além de não ser sustentável.
Frequentemente, clientes perdem os cartões físicos, esquecem de levá-los quando visitam a loja ou os descartam ao limpar a carteira. Esses problemas podem comprometer a eficácia da estratégia de fidelidade, que visa beneficiar o consumidor.
Uma alternativa eficaz é implementar um programa de fidelidade digital direto no whatsapp.
Contudo, se os clientes não forem periodicamente informados sobre seus pontos ou o status de seu cadastro, podem esquecer-se da existência do programa, prejudicando novamente a estratégia. Manter todas essas informações online, de forma organizada e confiável, e garantir fácil acesso aos clientes é um desafio.
A solução para esses desafios pode ser encontrada no uso do Atende Pharma CRM para WhatsApp. A ferramenta possibilita:
- Organização de pontuação dos clientes por meio de etiquetas;
- Solicitar o resgate de pontos;
- Informar os prêmios disponíveis de forma automática;
- Requisitar atendimento humano para consultar pontuação atual.
Dessa forma, a farmácia pode aprimorar a experiência do cliente, transmitir transparência e assegurar a confiabilidade.
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